quarta-feira, 13 de novembro de 2013

19 Questões da Juventude Ortodoxa ao Metropolita Hierotheos



Estudantes de uma escola na Kallithea, Grécia, entrevistaram Sua Eminência o Metropolita Hierotheos de Nafpaktos e Agios Vlasios +, questionando-o 19 perguntas sobre assuntos contemporâneos e dúvidas pessoais. As respostas foram publicadas no jornalzinho da escola.

Nota do autor: Gostaria de ressaltar que algumas perguntas parecem ser próprias para o contexto grego como a que diz sobre a crise econômica, mas pode servir a todos nós de maneira geralSão questões comuns do homem pós-moderno, e principalmente jovens, respondidas a luz da fé ortodoxa.

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1. Há uma definição para a alma?

Metropolita Hierotheos: A alma é uma criação de Deus que surge através de Suas Energias; é viva, imortal pela graça, distinta do corpo, mas unido a ele. Ser Humano consiste em alma e corpo, e estes dois separados não constituem um Humano. A Igreja não acredita na pre-existência da alma sem o corpo, nem na pré-existência do corpo sem uma alma. A alma é o componente espiritual da existência humana que dá vida ao corpo. É fantástico quando alguém se esforça por conhecer a alma de uma pessoa e não se foca apenas no corpo.

2. O que te levou a ser um Padre?

Metropolita Hierotheos: Eu me tornei Padre por conta da vida eclesial que tive desde minha juventude, como também meu amor por Deus e pelos homens. Foi um ato natural de pertencer a vida eclesial e eu me sinto muito bem. Quando era uma criança amava o Santo Templo e era conectado a ele. Fui inspirado por pessoas que tinham um grande amor por Deus e pela Igreja. Eu me tornei um padre por conta do amor e não porque não tinha o que fazer. Agora, não sou apenas feliz, mas livre. Não me importo em “ser”, mas em “qualidade de ser”. Não me esforço para ser feliz, mas para ser livre. Há uma diferença enorme entre os dois.

3. Como você se sente sobre seu cargo e seu relacionamento com Deus?

Metropolita Hierotheos: Enquanto Bispo que sou, tenho uma responsabilidade pelos cristãos, pelo clero, pelos jovens e pelos idosos. Eu sou um servo de todos e sempre que eles precisarem serei seu pai e curador. É claro, que quando alguém reza, eles sentem a presença de Deus. Deus não é uma ideia, nem um ser impessoal, ou um valor simbólico, mas um amor erótico e ama com este amor erótico que preenche o homem e como um amante atrai para Si mesmo os dignos deste amor erótico.

4. Por quê as pessoas, especialmente os jovens, tem se distanciado da Igreja?

Metropolita Hierotheos: Eles se afastam porque acreditam numa Igreja que ela não é. Eles sentem como se fosse uma religião, uma loja de souvenirs ou uma casa de repouso, etc... Todos somos culpados por isto. Nós, os clérigos por não mostrarmos verdadeiramente o que a Igreja é e também os jovens por não buscarem mais profundamente o sentido da Igreja. Para encontrar algo profundo é necessário amar isto, sentir dor por isto e procurar isto. A Igreja não é um lugar de rebelião contra tudo que há de ruim e hipócrita, mas um farol espiritual que ilumina e guia.

5. O que é e qual deveria ser o papel da Igreja na crise atual.

Metropolita Hierotheos: Seu papel será sempre o mesmo, que é unificar e curar. Quando há um padre com sensibilidade numa paróquia, ele pode organizá-la e operar ela como uma comunidade terapêutica. A Igreja é a mãe de todos, e recebe a todos sem discriminação, oferecendo significado na vida.
Entretando, eu devo dizer que quando falo da Igreja, não me refiro a uma instituição estabelecida, de um Sínodo de Bispos ou reunião de Presbíteros, mas da união entre clérigos e leigos que foram batizados e vivem de acordo com as palavras de Cristo. Vós também sois membros da Igreja. Não vos separai da Igreja.

6. Como a Igreja usa sua riqueza?

Metropolita Hierotheos: Em primeiro lugar, é uma mentira que a Igreja tenha uma quantidade grande de riqueza material. É o chamado mito da riqueza imensa. A Igreja tem apenas 4% de toda sua propriedade original do qual ocasionalmente doa para estabelecimentos como hospitais, escolas, universidades, instituições, e fins filantrópicos. Ocasionalmente, a Igreja (na Grécia) tem ajudado o Estado para que não quebre financeiramente. Esta é uma verdade que ninguém deveria esquecer. E finalmente, a verdadeira riqueza da Igreja é sua teologia, sua adoração, seus membros, os cristãos.


7. A Igreja deveria se modernizer em alguns assuntos, se sim, em quais?

Metropolita Hierotheos: A Igreja tem uma Tradição viva que tem a habilidade de adaptar-se a cada era sem perder sua essência. Não há necessidade de secularizar isto, fazer compromissos, mas convidar as pessoas a buscar. É um lugar semelhante ao verdadeiro erotismo, que não é mal, mas convida as pessoas a observar a beleza essencial do outro. A beleza humana não é apenas externa, mas interna. Isto acontece com a Igreja também. Em alguns assuntos é possível modernizar, quando isto acontece para provisão da Verdade e não a perda dela.

8. O que você diz sobre a corrupção dos Padres?

Metropolita Hierotheos: Não existe somente neles, mas em qualquer humano. Em qualquer país a corrupção é observada para revelar um elemento humano. Muitos padres iniciam com bons propósitos e dedicam-se. Durante o percurso, muitos perderam seu objetivo nobre por vários fatores. Entretanto, temos ótimos padres. Alguns nos levaram a atual crise econômica por luxo desnecessário enquanto outros lutam para ajudar as pessoas e confortar os aflitos, ajudando a sociedade.

9. Qual é sua opinião sobre os ateus e aqueles de outras religiões?

Metropolita Hierotheos: Não posso fazer uma distinção entre ateus e religiosos fundamentado em critérios externos. Não creio que existam ateus, porque os que assim se clamam acreditam em algo e nisto atribuem características divinas. Podem haver ateus que acreditam e cristãos ateus. Ateísmo não é apenas uma ideologia, mas uma vida prática. Portanto, um ateísmo perfeito está a um passo de uma fé perfeita, de forma paradoxal. Aqueles de outras religiões tem sua própria tradição, o que é um componente de qualquer cultura. Devemos tomar cuidado para não sermos fanáticos, racistas e violentos. Fanatismo religioso é igual a pior forma de esquizofrenia.

10. Como Deus julgará a pessoa boa e o mal cristão?

Metropolita Hierotheos: Não posso saber. Não posso entrar na mente de Deus. Entretanto, gostaria de dizer que me alegro que serei julgado por Deus e não por pessoas, porque Deus vê sua alma, suas intenções e é amante dos homens, enquanto pessoas julgam externamente e são muito cruéis. Temo muito é a falta de coração das pessoas.

11. Como é a relação entre Ortodoxos e Católicos hoje?

Metropolita Hierotheos: Há muitas tradições diferentes, diferenças teológicas, como também cultuais, sociais e psicológicas. Os diálogos teológicos feitos hoje, quando honestos e feitos sem agendas, podem beneficiar quem está buscando a verdade.

12. Na escolar falamos sobre o Mistério do Matrimônio. O que você acha sobre a decisão de permitir casamento entre pessoas do mesmo sexo? E sobre o casamento civil?

Metropolita Hierotheos: A Igreja tem sua própria teologia sobre matrimônio. Matrimônio é a união de acordo com Cristo de um homem e uma mulher para formar uma família e criar um espaço de amor e paz. Os ensinamentos da Igreja não abrangem matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Isto não pode acontecer. Mas a Igreja não é responsável por aqueles que querem viver suas vidas fora de sua tradição e ter um casamento civil.

13. Deveria apenas a fé Ortodoxa ser ensinada nas escolas (da Grécia) ou outras religiões também?

Metropolita Hierotheos: Há muita discussão neste assunto. Muitos planos tem sido propostos e opiniões ouvidas. Em cada proposta há prós e contras. Atrás do programa educacional certo que visa o propósito da educação acredito que depende do professor que ensina e dos alunos que aprendem. Seria confuso quando alguém ensina algo sem acreditar e alunos escutam indiferentes, sem desejo de aprender.

14. Qual é a relação entre jejuar e a Eucaristia?

Metropolita Hierotheos: A Eucaristia é o ápice de toda a vida eclesial. É literalmente uma comunhão, de união e amor. E qualquer evento como este merece uma sincera aproximação com preparação apropriada. Jejuar é um caminho para preparar-se para aqueles que podem, mas participar da Sagrada Comunhão é fundamentado naquilo que a Liturgia ensina: “Com fé, devoção e temor a Deus, aproximem-se!”. O requisito é temor a Deus, fé e amor.

15. Qual a importância de Confissão?

Metropolita Hierotheos: Confissão é um mistério de diálogo com Deus através do padre. Estamos tão acostumados a fazer monólogos conosco mesmo, repetindo discursos nas partes mais interiores e pouco iluminadas da alma e não temos a coragem de abrir este compartimento escuro para ser iluminado. Com a confissão paramos de fazer estes trágicos monólogos e iniciamos um diálogo com Deus, deixando o mundo da ilusão e abrindo-nos para a luz da verdade.

16. O que é pecado?

Metropolita Hierotheos: Pecado é enfermidade, morte, término de uma relação com Deus e nossos próximos; é uma enfermidade gerada por um amor egoísta.

17. O que acontece com a alma após a morte nos 40 primeiros dias?

Metropolita Hierotheos: Com a morte o homem não é levado ao “zero absoluto” como alguns clamam. Quando a alma é separada do corpo, ela vive e retornará ao corpo, que será ressuscitado. Não encontrei em nenhum escrito patrístico que a alma permanece conosco por 40 dias depois da morte e após isto vai para algum lugar. A alma é imaterial, e após sair do corpo continua sua vida lá fora.

18. Alguns acreditam que a Segunda Vinda logo acontecerá. Isto pode ser previsto pelas Sagradas Escrituras?

Metropolita Hierotheos: Cristo nos ensinou que não poderemos saber quando a Segunda Vinda acontecerá, mas ocorrerá de repente. A questão é que devemos honrar a Deus, aos nossos próximos, e a nós mesmos todos os dias, tendo assim paz com nossa consciência, e assim amaremos nossos companheiros sem egoísmos, isto é o mais importante. Eu não posso aceitar falsos profetas que difundem agonia e dúvidas sobre as pessoas (com essas previsões do fim). Eu gosto de falar sobre amor, vida, altruísmo e erotismo divino.

19. Qual sua opinião sobre o Darvinismo?

Metropolita Hierotheos: Há várias teorias sobre a criação e evolução do homem. O conflito entre cristianismo e ciência é algo particularmente ocidental e de outras tradições cristãs. Na teologia ortodoxa, expressa pelos Pais da Igreja, não há conflito entre teologia e ciência, porque teologia e ciência operam em campos diferentes.

Entretanto, enquanto clérigo e teólogo o que primariamente me preocupa é outra evolução: como nós humanos podemos ser divinizados, nos tornar deuses; de como podemos transformar nossos impulsos animais para algo humano e então divino; de como o amor próprio pode transformar-se em amor a Deus e ao próximo; de como o inferno em nossas vidas pode transformar-se em paraíso; como nossos instintos biológicos evoluem para o erotismo divino; que também regenera o erotismo humano; de como vamos parar de ver nosso próximo como instrumento de satisfação e uso para vê-los permeados de júbilo. Enfim, de como podemos nos tornar pessoas teantrópicas.



Eu não quero ser jogado na prisão e receber a liberdade de enfeita-la. Quero abandonar qualquer tipo de prisão. Quero liberdade de espírito, para ser elevado acima do efêmero, e buscar a transcendência da morte.